Cinco maneiras que o Marketplace trás valor para o seu negócio

por Pedro Vasconcelos

11-11-2019

Leitura de 7 minutos

Você muito provavelmente já ouviu falar em "marketplace", a nova palavra do momento quando se trata de vendas online, mas o que realmente é um marketplace e quais são as vantagens do seu comércio estar inserido nessa nova tendência?

Cinco maneiras que o Marketplace trás valor para o seu negócio

“O Uber é a maior empresa de transporte, mas não possui nenhum veículo!”

Já escutei essa frase diversas vezes de inúmeras pessoas desde o estrondoso sucesso que a companhia de carona compartilhada conquistou em solo brasileiro. A empresa americana que hoje vale 46 bilhões de dólares (191 bilhões de reais), trouxe uma grande inovação para um mercado tradicional e estagnado, e ela fez tudo isso baseado em um modelo de negócio que já existe há décadas, o marketplace.

Traduzido do inglês, marketplace significa “local de mercado”, ou mais popularmente conhecido como ‘shopping’. Este termo se refere a um modelo de negócio no qual é oferecido um ambiente onde comerciantes e clientes podem se encontrar facilmente e realizar negócios entre si. O Uber e o AirBnB são modelos de marketplace digitais mais abstratos, eles fornecem uma ferramenta intermediadora de negócios, assim como o shopping da sua cidade oferece um estabelecimento físico que reúne diversas lojas tornando mais fácil você encontrar o que procura.

Os marketplaces mais conhecidos de vendas são sites como: Amazon, Mercado Livre e Lojas Americanas. Se você possui uma loja física, mesmo que tenha um site próprio, já deve ter se perguntado se o marketplace daria certo para o seu negócio, bem assim deve estar imaginando as vantagens e potenciais desvantagens que poderia trazer para a sua loja. Conheçam 05 vantagens que o seu negócio terá ao estar presente em um marketplace.

1. Alto fluxo de clientes

A principal característica de um marketplace é a capacidade de possibilitar que mais pessoas interessadas em seus produtos tenham acesso a sua loja. Quando você insere seu negócio em um marketplace o intuito é aumentar as vendas e essas plataformas são perfeitas para isso! O marketplace possui um modelo de negócio que é monetizado por comissão relativa a cada venda que sua loja fizer dentro da ferramenta e, por essa razão, eles têm total interesse em investir valores altíssimos em publicidade e estratégias de aquisição de clientes para a plataforma. Claro que também estarão trazendo clientes para seus potenciais concorrentes, no entanto a concorrência é saudável e cabe a você lojista trabalhar estratégias ou preços que consigam oferecer vantagens nessa disputa.

Em resumo, assim como em um shopping físico concentrará uma alta quantidade de compradores, permitindo seu negócio atingir clientes e faturamentos improváveis sem a ajuda de uma plataforma intermediadora conhecida.

2. Tecnologia de ponta

Outra tremenda vantagem do marketplace é que ele utiliza as melhores tecnologias atuais para trazer a maior quantidade de funções para a sua loja virtual, e faz isso praticamente de maneira gratuita. Mas por que isso é importante? Bem, se você for construir o seu site próprio terá que investir bastante em diversos tipos de tecnologias desde segurança ao design (experiência do usuário), entre outras coisas; além disso terá que ter uma equipe para desenvolver e para fazer a manutenção, cadastros, consertos de bugs, etc.

Você pode, no entanto, entrar em um site que já possui todas as principais funcionalidades construídas e disponibilizadas para você gratuitamente (sendo pago apenas a comissão quando vender algo), e não precisa se preocupar com manutenção pois a plataforma se encarrega de se manter sempre funcionando. Você lojista precisa apenas criar uma conta e cadastrar os itens da sua loja.

3. Inovações

Imagine que você pagou para desenvolverem seu site, alguém terá que cuidar da manutenção, sem falar da necessidade de correr atrás de clientes para a plataforma, o que te leva a investir em mais publicidade para que sua loja digital valha a pena. Fora isso ainda tem o corre-corre do dia a dia de suas lojas físicas, lidando com processos operacionais, contas, burocracia jurídica entre outras coisas. De repente, sai uma nova funcionalidade de vendas por QR code e todos passam a vender descontroladamente dessa maneira. Agora você vai ter que correr atrás da equipe para inserir essa nova funcionalidade (por um custo a mais) em seu site, para que a sua loja não fique de fora dessa novidade. Você acaba se dividindo em mil para poder dar conta do que acontece nas suas lojas físicas e ainda terá que acompanhar tudo que é novidade no mundo digital.

Bem, esses problemas não existem em um marketplace, pois são empresas de serviços digitais e se encarregam de sempre te manter atualizado das inovações que são constantemente lançadas no mercado. Sua vitrine digital estará sempre atualizada com coisas disponíveis no mercado e até mesmo com outras desenvolvidas exclusivamente pelas mentes brilhantes dos desenvolvedores do marketplace, possibilitando que você foque nas coisas principais do seu negócio.

4. Não é seu único canal de vendas

Muitas pessoas acham que por já possuírem um site não precisam ou não é possível também estarem presente em um marketplace.

“Eu já possuo um site para minha empresa, se eu entrar na sua plataforma eu estaria concorrendo comigo mesmo!”

Este foi um argumento que eu ouvi de uma cliente. No entanto, a mente empreendedora hoje em dia não deveria acreditar que fazer vendas em diversas plataformas seria prejudicial e uma concorrência própria. A verdade é que o mercado físico está cada vez mais difícil e seu cliente, que antigamente comprava com determinada frequência está migrando para as compras online, e este hábito se tornará cada vez mais comum.

Com o mercado difícil como está atualmente o lojista precisa buscar todos os canais que possam trazer vendas para ele! E a vantagem do marketplace é não precisar substituir o seu próprio site, ele complementa o que você já tem! Hoje em dia muitos sites já possuem integrações diretas com diversos marketplaces, ou seja, seu site poderá importar seus produtos para diversas plataformas de vendas de forma que você possa sempre atingir novos clientes!

Cada plataforma tem determinada proposta de valor. Por exemplo, o mercado livre tem a proposta de vender a nível nacional, enquanto a vondme tem uma proposta de conectar a sua loja com os clientes locais. Dessa forma, sua loja virtual poderá estar inserida em ambas as plataformas, trazendo mais valores e vendas para sua empresa.

5. Site próprio vs Marketplace

Já falamos aqui que o marketplace não substitui um site próprio, ele apenas te manterá atualizado e possibilitará acesso a mais clientes, mas uma coisa que não falamos ainda foi o fato do marketplace ser a melhor maneira de você ser visto, por um fato simples: Ele tem tudo que você não tem!

Isso mesmo, imagine: a sua empresa é um restaurante e você investe em um site próprio, aplicativos para cardápio e para entrega, processos operacionais, manutenção da plataforma, publicidade e no final das contas ninguém usa, poucas pessoas baixam porque elas já fazem tudo pelo iFood. Isso é uma situação real de diversas empresas, convencer um usuário a baixar seu aplicativo é uma luta e convencê-lo a manter o app baixado no celular, ocupando espaço é outra batalha!

Na verdade, as pessoas sempre vão utilizar a plataforma mais fácil ao invés de irem em plataformas individuais e específicas. O usuário busca comodidade e diversidade, algo que sua loja e seu app não podem oferecer. Se você vai comprar uma passagem aérea, provavelmente não entrar em todas as companhias aéreas, vai no decolar e tem acesso a um comparativo por lá, certo? É a mesma coisa com sua empresa, usuários raramente vão preferir entrar em sua loja vs em uma ferramenta que possui diversas opções para ele. Será muito mais difícil você convencê-los a sempre usarem seu app ao invés de um marketplace.

Minha dica é antes de enterrar milhares de reais construindo algo que poucas pessoas utilizarão comece as operações com um marketplace para você entender melhor como funciona compras online.

Conclusão

O marketplace é uma ferramenta que vai ajudar a sua empresa a cada vez mais alcançar um novo patamar de vendas e visibilidade. A VondME pode ajudar seu negócio a atingir mais clientes locais com maior facilidade e não precisa ser seu único canal de vendas online, mas com certeza será mais fácil para você ser visto e vender. Veja as vantagens que a VondME oferece à sua loja aqui.

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